Divulgar na Internet. Por onde Começar?

Antes de começar uma divulgação na internet, você precisa responder algumas perguntas, entre elas posso destacar:

1 – Qual resultado quero ter?
2 – Qual meu target (público-alvo)?
3 – Onde está meu público-alvo?
4 – Qual valor posso investir sem me prejudicar?
5 – Qual volume de clientes posso atender sem prejudicar a qualidade do meu atendimento?
6 – Onde estão meus concorrentes?
7 – Meu produto/serviço é competitivo com relação aos meus concorrentes?
8 – Pra onde vai o link da minha campanha (site/rede social) ?
9 – Meu site/rede social, está preparado para receber esse público específico?

Depois de responder essas perguntas, faça uma analise das respostas e verifique se elas estão em harmonia.

gerenciamento redes sociais - flat

Respondendo essas questões, já temos meio caminho andado. É fato que campanhas na internet, são bem mais complexas do que possamos imaginar. Quem trabalha na internet sabe que todo dia existe algo novo no mercado, ou uma ferramenta, ou uma uma rede nova em expansão, sem falar nas atualizações praticamente diárias que essas ferramentas sofrem (isso deixa a gente louco!), mas você tendo uma ideia inicial, uma base, fica bem mais fácil entender o que pode, e o que não pode ser feito.

 

 

CAMPANHAS OFF-LINE  X  CAMPANHAS ON-LINE
São campanhas totalmente diferentes, abordagem, formato, a forma de mensurar os resultados estão entre as principais. Uma não anula a outra, tenha fatores como: público, investimento, prazo de retorno em mente, para definir quais dos tipos irá usar, ou se vai utilizar os dois canais.

EM QUAL CANAL DEVO ANUNCIAR?
Com relação aos canais de divulgação, é evidente que hoje os mais conhecidos são Google e Facebook. Isso não quer dizer que você deve partir pelo principio de que anunciando neles terá sucesso, existe algumas particularidades que é preciso ser estudado antes, aconselho estudar cada ferramenta em particular.

O Google por exemplo (se bem configurado a campanha) coloca clientes com mais potencial de conversão, já que a busca pelo seu produto, partiu em tese dele. Mas por outro lado, as pessoas estão mais exigentes, procuram mais. Outro lado negativo do Google é o alto custo das campanhas, a concorrência é gigante por isso uma campanha bem configurada é essencial.

A ideia inicial que todos da área temos sobre o facebook é que o facebook serve basicamente para Branding. Mas depois que fiz algumas campanhas no face confesso que me surpreendi. Os resultados foram excelentes, acredito que parte se deve, de que o facebook está cada vez mais categorizando seus usuários, fica mais fácil você encontrar quem pode consumir produto em potencial.

Existem outras redes sociais que você não pode deixar de analisar, minha dica é, comece sempre analisando uma a uma, verifique custos, se possível até faça testes (com valores mínimos) não para mensurar resultado, mas para mensurar perfil dos anúncios, custos e que tipo de relatório você tem.

 

Aldair Fernando Delize
Formado em Sistema de informação
desde 2007