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08 dicas para fotografar produtos para loja virtual!

08 dicas para fotografar produtos para loja virtual!

Créditos: TX Lab

Você contratou uma boa agência de desenvolvimento web para sua loja virtual, pensou em todos os detalhes importantes tanto de ferramentas, como de layout. Pensou estrategicamente nas categorias de produtos, sub-categorias, descrições e tudo mais, pensou direitinho no SEO, até que finalmente chegou a hora de cadastrar seu primeiro produto, e agora? #HelpMeDNCA!

Na coluna Help Me DNCA de hoje, nós vamos trazer algumas dicas valiosíssimas para você não fazer feio na hora de fotografar seus produtos!

 

 

 

 

 

 

DICA 1: A ILUMINAÇÃO PERFEITA

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Via Light and Pixels

Luz natural é a melhor iluminação que existe, porém nem sempre (quase nunca) é possível dispor de luz natural no seu ambiente para fotos, neste sentido muito cuidado com a iluminação artificial. Recomendamos que você pesquise mais sobre Equipamentos para Iluminação de fotos para produtos, porém as regras mais básicas são: você precisa distribuir a luz uniformemente sobre o produto, cuidado com as demasiadas sombras, e demais alterações que a luz provocará na foto, teste várias posições da luz, e o resultado na câmera, desta forma ajuste e reposicione a direção da luz, sempre que necessário.

 

 

 

 

 

 

Dica Extra: Se o seu produto não é tão grande, no mercado já está disponível um mini estúdio fotográfico que auxilia muito tanto na questão para fazer o “fundo infinito e fundo transparente” quanto da iluminação.

Tecnologia

Via: Ali Express

DICA 2: FAÇA UMA BOA GALERIA DE FOTOS (E ATÉ VÍDEOS!) DO MESMO PRODUTO

Seu cliente quer ter a certeza das coisas que compra pela internet, e a galeria de fotos do produto ajuda exatamente a entender o que e como é. Mas não exagere, o objetivo é explicar e não confundir, muito menos cansar, portanto o número de fotos necessárias para a galeria é: o suficiente para entender o produto.

Dica Extra: Cogite inserir vídeos, caso você julgue necessário. Fará uma diferença bacana!

 

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DICA 3: NÃO USE FILTROS

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Via: Designer Mão de Vaca

Pense com a gente, nós morremos de medo de comprar gato por lebre na internet, e dificultar a vida do nosso consumidor inserindo um monte de filtro que altera a cor real do produto, pode ser entendido como enganação. Então, esqueça os filtros, e de boas vindas ao real. Seu cliente agradece.

 

 

DICA 4: EDITE SEMPRE.

 

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Via: Elo7

 

Ok ok, você não usou filtro, conseguiu deixar o mais real possível, então por isso você acha que não deve editar…. PAN Resposta errada. Edição é importante para que as fotos estejam no enquadramento que você padronizou, para remover o fundo se necessário para uso no site, e também nas dimensões que você definiu para as fotos e por último e não menos importante, corrigir a cor e a iluminação para deixar o produto muito mais fiel à sua realidade e também mais apresentáveis. 

 

 

Dica Extra: Uma foto que não foi editada pode passar uma mensagem negativa ao cliente, havendo muitas vezes uma associação com anti profissionalismo da marca, ou até mesmo baixa qualidade do produto.

DICA 5: AME OS ÂNGULOS DOS PRODUTOS

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Sabe quando a gente faz aquela foto pessoal, e diz: esse ângulo ficou perfeito? Bem, com os produtos acontecem também, sempre tem um ângulo que favorece, mas não deixe ele exclusivo, faça vários ângulos e explore todos os detalhes. Para a imagem em destaque, utilize o melhor.

 

 

 

 

 

DICA 6: A IMPORTÂNCIA ESTÁ NOS DETALHES

Crédito: @ninhodeanjo

Fotografe os mínimos detalhes do seu produto. Lembre-se, seu cliente não está tocando (sentindo) o produto, então é necessário explorar visualmente tudo o que for possível, para que ele possa imaginar o toque. Desta forma, fotografe com detalhes os ângulos, e também o angulo dos detalhes sempre que possível, este trabalho adicional com certeza será percebido positivamente pelo seu cliente que conseguiu visualizar perfeitamente se o produto era realmente como ele imaginava, ou até melhor.

 

 

 

 

 

DICA 7: DEMONSTRE A ESCALA DO PRODUTO

Uma super dica para ajudar a matar mais um objeção de compra do cliente quanto ao seu produto, é mostrar para ele qual é a real escala do produto. Uma das formas mais fáceis de se fazer isso é fotografar seu produto ao lado de um objeto de tamanho já conhecido, exemplo: a palma da mão, um copo americano, uma caneta. O legal seria conseguir utilizar um objeto para escola que tenha a ver com o seu produto, desta forma a produção ficará mais personalizada ainda.

 

DICA 8: OTIMIZAÇÃO SEO

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Via: Google

Ter um site só bonitinho não ajuda. Lembre-se que ele precisa ser feito o SEO, para deixar amigável para os buscadores e te dar possibilidades maiores de rankear seus conteúdos na primeira página, que hoje é o principal canal de captação de leads. Aqui vai algumas dicas bem básicas para você não fazer feio:

– Imagens pesadas, nem pensar! Não queremos acabar com o pacote de dados do cliente, combinado?
– Imagens com atributo ALT e descrições otimizadas, sim o Gooogle gosta de imagens que tenham sua descrição o seu real nome! Jamais suba uma imagem sem corrigir seu nome. Além de ajudar no SEO, seu site também terá a preocupação da ACESSIBILIDADE, pois os programas de leitura para deficientes visuais irão ler a descrição que está na imagem.
– Através de Machine Learning agora o Google também sabe ler uma imagem, para ter certeza que o Google sabe o que é sua imagem, suba ela aqui.

DICA EXTRA: TENHA BOAS REFERÊNCIAS

Faz parte do bom profissionalismo reconhecer os melhores . Sabe aquela loja virtual “diferentona” que você curte muito? Não deixe de seguir eles! Ter alguém que faz um bom trabalho como sua referência, só vai agregar no seu aprendizado e ajudar muito nas suas composições.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que a gente atualiza o post com mais dicas!

 

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