Ir para o conteúdo

8 mulheres negras que fizeram história no Brasil | Guia do Estudante

 

Cada um de nós têm uma história, ideais e os objetivos pelo qual batalhamos para realizar. Ser reconhecido por esse esforço é o sonho de muita gente, e algumas pessoas se destacam ainda mais, já que para conquistar suas vitórias, lutam diariamente contra o preconceito e o racismo.

Pessoas negras tiveram, e tem até hoje, grande importância na construção da história do nosso país, combatendo o racismo e buscando igualdade e inclusão, porém nem sempre recebem o devido reconhecimento. Nesse artigo veremos algumas das personalidades negras que marcaram a história do Brasil.

1. Zumbi dos Palmares

Uma das personalidades negras mais reconhecidas no Brasil por sua luta contra a escravidão é o Zumbi dos Palmares. Ele ficou conhecido por ser resistência, e por ser um líder entre seus compatriotas quilombolas.

Batalhou pela liberdade e igualdade, e morreu como herói, tentando ajudar aos outros, deixando um legado que impacta as pessoas até hoje, sendo símbolo do movimento negro atual. O dia de sua morte, 20 de novembro, é considerado o Dia da Consciência Negra.

2. Luiz Gama

Luiz Gama era filho de um português branco e mãe negra.  Aos 10 anos de idade ele foi vendido como escravo pelo próprio pai. Até os 17 anos ele era escravo e analfabeto, porém, ciente que era livre por direito, iniciou sua luta por liberdade.

Assim, Luiz conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a fazer da sua vida um legado de luta abolicionista, atuando como advogado, escrevendo livros e foi considerado o maior abolicionista do Brasil.

3. Carolina de Jesus

Carolina de Jesus pode ser considerada uma das primeiras escritoras negras do país, tendo importância fundamental na literatura brasileira. Porém, como as outras personalidades dessa lista, sua vida foi marcada por luta e preconceito.

Ela trabalhava como catadora de lixo e enquanto trabalhava registrava o cotidiano da favela do Canindé, onde morava, nos cadernos que encontrava entre o material que recolhia. Um desses diários deu origem ao seu livro mais famoso: Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. A obra foi traduzida para 16 idiomas e publicada em mais de 40 países.

4. Dandara dos Palmares

A esposa de Zumbi dos Palmares, Dandara, teve parte importante na luta quilombola contra a escravidão no país. Essa heroína negra possuía habilidades de capoeira e liderou o exército de mulheres de Palmares.

Dandara teve sua vida dedicada à resistência escravocrata, sendo um dos maiores símbolos desse movimento. Acredita-se que sua morte se deu devido ao suicídio, quando foi presa, para evitar se tornar escrava novamente.

5. Machado de Assis

Machado de Assis é um nome essencial em qualquer discussão sobre literatura brasileira. Até hoje seus livros são lidos em escolas do país e fazem parte de questões em todos os tipos de provas, sendo fundamental o conhecimento de sua obra por qualquer cidadão brasileiro.

Machado de Assis também criou a Academia Brasileira de Letras, sendo uma das personalidades negras mais importantes no campo da literatura, e considerado por alguns o maior escritor negro de todos os tempos.

Saiba mais em Nosso Site!

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Role para cima
%d blogueiros gostam disto: