Ir para o conteúdo

O que é SEO no Marketing digital?

Descomplicando o SEO - Contentools

 

Muito se fala sobre como os termos “SEO” e “Marketing Digital” são os responsáveis pelo sucesso de uma empresa através internet e que, graças a eles, um negócio pode sair do anonimato e, finalmente, alcançar grandes números de vendas. Mas você sabe o que são e como funcionam?

Definição: SEO e Marketing Digital

Antes de começarmos a entender a razão para tanto sucesso, precisamos compreender o que essas palavras significam.

SEO é um termo trazido do inglês e significa Search Engine Optimization, ou seja, “otimização para motores de busca”. Como fica claro, o SEO é um conjunto de técnicas e práticas que otimizam o posicionamento de um site numa página de busca, principalmente o Google. Resumidamente, o objetivo do SEO é criar estratégias que possibilitem que um site apareça entre os primeiros colocados nas pesquisas e, assim, seja mais visto e acessado.

As técnicas SEO incluem pesquisa de palavras-chave, otimização de conteúdo, URL amigável, organização de títulos e subtítulos, utilização de links internos e externos etc. Através desses métodos o Google e outros mecanismos de busca entenderão que seu conteúdo tem mais valor e te colocarão nas primeiras posições do ranking.

Já o Marketing Digital nada mais é que o marketing realizado em ambiente digital. Ele usa espaços como redes sociais, sites e e-mail marketing, por exemplo, para criar um espaço em que empresa e público estejam conectados de maneira mais direta e pessoal. Dessa forma, cria-se o fortalecimento da marca e, consequentemente, a melhoria de vendas.

O que é SEO no Marketing Digital?

Para ter um bom ranqueamento nos buscadores, os sites devem ser construídos considerando as técnicas de SEO. Através delas os mecanismos de busca ficam mais “atentos” ao seu conteúdo e podem te colocar como um dos melhores resultados para consumidores interessados.

E é aí que o Marketing Digital entra! Para estreitar e fortalecer a relação entre marca e público, os responsáveis pelo Marketing Digital de uma empresa devem realizar pesquisas e aplicar técnicas de forma que o conteúdo buscado seja o mesmo que seu site está produzindo.

Mas, como o ranqueamento funciona?

Como dissemos acima, existem uma série de técnicas que melhoram o ranqueamento de um site. E para se dar bem é necessário compreender os algoritmos. Eles são responsáveis pelo rastreio e indexação de endereços na internet e fazem isso de forma automática.

Um dos desafios para quem trabalha com esse tipo de técnica é que os algoritmos mudam constantemente e, por isso, os conteúdos precisam estar em constante evolução para atender às exigências e demandas propostas pelo buscador. Por isso, as técnicas SEO se baseiam na pesquisa de tendências para se aproximar do que o consumidor deseja no momento, sendo o primeiro passo a busca por palavras-chave.

Conclusão

Atualmente, com as constantes mudanças do mercado digital, é impossível pensar o sucesso de uma empresa sem aliar as técnicas SEO e de Marketing Digital. Por essa razão, se você deseja que seu negócio tenha reconhecimento, atualize sua forma de vender e tenha ótimos resultados com sua marca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Role para cima