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Atrair novos clientes é de suma importância para o crescimento sustentável de qualquer empresa, mas reter os atuais é muito mais rentável do que conseguir um novo – 1/3 dos clientes abandonam uma marca após uma experiência ruim. Melhorar em 5% a retenção do cliente pode significar uma melhoria de mais de 24% nas vendas. Para reter mais clientes, é necessário um bom pós-venda.

 

Valorizar e dar atenção às pessoas que compram seu produto ou serviço é fundamental para que ela volte a consumir com você e atue como um propagador dos seus produtos, um influenciador – e aumenta a visibilidade do seu negócio. Ou seja, é importante entender que o relacionamento com o cliente vai muito além do momento da compra e deve se estender pelo pós-venda com estratégias bem estruturadas.

 

Quer saber o que fazer para ter um pós-venda que traga mais resultados? Continue a leitura.

 

4 dicas de pós-venda para encantar os clientes

 

1- Peça feedback

 Atualmente, é muito fácil pedir a opinião dos seus clientes. Use a facilidade da internet, formulários online, redes sociais e muitos outros canais para coletar feedback que servirão como referência para avaliar a qualidade do seu atendimento, produto, preço, grau de satisfação, etc. É importante levar em consideração a opinião do consumidor e fazer as melhorias necessárias. O cliente também não pode se sentir enganado.

 

2- Mantenha um relacionamento

Mantenha-se em contato com o seu cliente. Crie um fluxo de e-mail para disparos automáticos que nutra o seu cliente até a última etapa do funil de vendas, o encantamento. Envie conteúdo personalizado, descontos exclusivos, mensagens em datas comemorativas, ofereça mimos exclusivos, entre outras ações. Use as redes sociais como um canal de contato com seu cliente, incentivando o compartilhamento de fotos com sua hashtag e use esse conteúdo nas redes da marca.

 

3- Ofereça conteúdo personalizados 

Oferecer ao consumidor exatamente aquilo que ele procura é uma forte tendência para marketing e vendas. Uma pesquisa da Amdocs revelou que 64% dos consumidores estariam dispostos a compartilhar suas informações para receber orientações mais adequadas. Use essas informações deixadas por eles para personalizar seus conteúdos e atender a essas necessidades, modo essencial de se conectar com seus clientes de maneira mais efetiva, além de produtos, oferecendo experiências personalizadas.

 

4- Tenha um suporte eficiente

Se o cliente precisar entrar em contato com a empresa, ele deve ser bem atendido e ter seu problema resolvido com agilidade. Deixar o cliente de lado após concretizar a venda é uma péssima ideia, pois você não consegue vender novamente para ele e ainda sofre o impacto negativo na marca que será propagada negativamente. Esse é um dos principais erros cometidos no pós-venda que atrapalham muito o crescimento dos negócios. O empreendedor deve ter em mente que o consumidor atual está cada vez mais antenado e bem informado. Quando se depara com uma experiência negativa com a sua marca, é fácil encontrar outra marca para trocar. Portanto, esteja atento às suas necessidades e crie um relacionamento próximo com seus atuais clientes.

 

Essas foram algumas dicas que você pode começar a aplicar rapidamente para ter mais sucesso no pós-venda e reter melhor seus clientes. Quer saber mais dicas sobre marketing e vendas? Continue em nosso blog.

 

 

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