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Público-alvo: qual a importância?

A definição do público-alvo deve ser uma das primeiras ações tomadas no planejamento e criação de uma empresa. Esse fator vai determinar a maior parte das decisões tomadas pela administração do negócio.

 

O marketing, principalmente, que tem como objetivo planejar estratégias que visem o crescimento da empresa e a divulgação da marca, não irá conseguir obter o sucesso esperado sem a definição do público-alvo, ou se esse público estiver definido de forma errada.

 

Além de direcionar todas as ações da empresa, a definição do público-alvo vai também determinar se as estratégias de marketing serão bem-sucedidas, melhorando assim as chances de evolução e crescimento desse empreendimento. Mas como fazer essa definição? Abaixo separamos algumas dicas para te ajudar.

1. Faça perguntas

O primeiro passo para fazer essa definição é conhecendo os seus clientes, e como conhecê-los senão por meio de perguntas estratégicas? Se sua empresa já existe no mercado, use os clientes atuais para definir a base do deu público-alvo. Se você ainda está na fase de planejamento do negócio, mas já quer começar sabendo qual será o público-alvo da sua empresa, faça as perguntas para amigos, familiares, ou até mesmo para os clientes dos seus futuros concorrentes.

 

Algumas perguntas que vão te ajudar a definir os seus potenciais clientes são: quais são os objetivos que você quer alcançar? Quais problemas impedem você de conquistar este objetivo? Quais são suas principais fontes de informação? Quais as expectativas sobre o meu produto e serviço?

 

Com essas respostas você vai poder determinar quais necessidades a sua empresa consegue suprir, quais expectativas estão ao seu alcance e quais não estão, determinando assim o público-alvo do seu negócio.

2. Pesquisas

Você sabia que já existem pesquisas de mercado para praticamente todos os segmentos? Se você não sabe por onde começar, ou até mesmo está muito atarefado e não tem tempo para fazer as perguntas acima, não se preocupe. Você pode utilizar pesquisas de mercado já feitas na área em que deseja atuar.

 

Essa estratégia poupa muito tempo, porém pode não render resultados tão específicos como a anterior, mas você conseguirá ter uma noção de quem é o público-alvo do seu tipo de negócio, e pode ir lapidando isso conforme a sua necessidade.

 

As pesquisas de segmentação de mercado são muito úteis, e podem ser encontradas pela internet, revistas especializadas do setor, em materiais de divulgação de parceiros de negócio ou até mesmo com seus concorrentes.

3. Clientes

Enfim, não importa como você escolha fazer, mas é fundamental conhecer seus clientes, ou potenciais clientes, se acaso a empresa está em fase de planejamento. Mas além de saber o que eles precisam e esperam da sua empresa, para definir o público-alvo você também deve analisar o que precisa do cliente.

 

Por exemplo, seus clientes precisam saber cozinhar, ter acesso à tecnologia, ou possuir algum equipamento específico? Tudo isso deve ser avaliado quando for determinar o público-alvo da sua empresa.

 

Com essas informações em mãos, e observando a movimentação do mercado em que deseja atuar, você será capaz de definir corretamente o público-alvo do seu negócio e alcançar bons resultados. O que achou do nosso blog: Público-alvo: qual a importância?

 

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