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Nesses dias de incertezas, há muita especulação sobre o que irá acontecer, como, e quais serão os resultados desse momento que estamos passando.

Infelizmente não temos essa resposta ao certo, pois nunca havíamos passado por um momento como esse antes na sociedade moderna. O que temos são sinais de comportamentos de países que estão a mais tempo enfrentando esse problema.

Fica bem claro que uma intervenção do estado no sentido de gerar dinheiro circulante na economia e reduzir os impactos, é de suma importância. Porém temos que fazer nosso dever de casa.

Antes de qualquer dica de marketing, vendas, na tentativa de amenizar os resultados comerciais que possam ocorrer, temos que ter a sensibilidade de entender que estamos falando de vidas, e sempre a vida deverá estar em primeiro lugar. Por isso separei um vídeo que assisti  e acho bem didático na explicação do porque temos que ter políticas públicas implementadas para o combate do coronavírus:

 


Uma vez que entendemos a grande importância desse movimento, precisamos entender também que seremos afetados economicamente, e claro, temos que nos mexer para evitar ao máximo o impacto que isso pode ocorrer. 

Separei algumas dicas da nossa área que encontrei e estarei atualizando esse post, sempre que possível, vamos a elas:

1) Esteja dentro das recomendações e se adapte a ela
Fazemos parte de uma sociedade e seguir as recomendações sociais indicadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde é nosso dever. Adapte seu trabalho/empresa a essas recomendações. 


2) Trabalhar em Home Office
Você, alguns de seus colaboradores ou sua equipe podem fazer home office? Se sim, faça! Organize, crie um fluxo, use alguma metodologia na cobrança de resultado, monitore, mas esse modelo tem se mostrado muito eficaz no combate e ao mesmo tempo, pesquisas já apontam uma alta produtividade em home office, desde que feito da forma correta.

3) Faça Upsell com seus clientes
Em qualquer esforço de venda, uma das primeiras perguntas que fazemos é: Como eu posso vender mais? Mas esquecemos que existe uma pergunta também muito importante que é: Como eu posso vender mais para quem já é meu cliente? Upsell consiste em montar pacotes adicionais, oferecer outros produtos para aquelas pessoas que já são seus clientes.

4) Ofertas Temporárias
É importante tentar gerar um fluxo de venda nesse momento, mesmo que às vezes perdemos um pouco no lucro por produto/serviço.

Porém, muito cuidado a oferecer uma oferta, temos que respeitar o momento que estamos passando, o que as pessoas estão passando. Uma coisa é eu informar ao meu cliente que tenho álcool em gel disponível no meu estoque, outra coisa, é eu dizer algo do tipo: Compre seu álcool gel agora mesmo, nossos estoques estão acabando, não corra riscos! Entendeu a diferença?

5) Buscas online
É natural que as buscas online aumente, muito pelo comportamento das pessoas evitarem de sair para consumir qualquer coisa. Entenda como sua persona (seu público) irá se comportar e esteja presente para essas buscas. Podemos destacar google e apps nichados de acordo com o segmento. 

6) Buscas online
Remarketing nada mais é que impactar de volta aquelas pessoas que já acessaram seu site por exemplo, oferecer novos produtos, serviços, descontos para esses possível clientes. 

7) Listas Digitais – E-mail / Whatsapp
Trabalhe suas listas digitais, podemos destacar: Lista de e-mail e whatsapp. Caso não utilize, é hora de usar dessa tecnologia a nosso favor, caso já utilize, é hora de otimizar esse processo. Crie listas de possíveis clientes (leads/prospectos), listas de clientes já existentes, se possível separe por perfil de comportamento e tente criar uma comunicação exclusiva com cada lista. Evite SPAM. 

8) Produtos ou Serviços
Empresas de produtos e serviços é interessante que otimize seu catálogo online dos seus produtos ou serviços, maximize os canais de atendimento virtual ao cliente (whatsapp, telefone, chat) e facilite a entrega, física ou virtual. Que tal abrir um canal de atendimento via video chat? Prepare sua equipe de entrega de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde.

9) Para bares e restaurante
O que se tem visto pelo mundo é que essa categoria é uma das mais prejudicadas nesse cenário. Está na hora de replanejar sua empresa para enfrentar esse problema. Entender, olhar para dentro e tomar decisões estratégicas, poderá te ajudar.

Esteja em apps de serviço de entrega, Ifood, UberEats, entre outros. Caso não esteja, é hora de reavaliar, mesmo que às vezes o custos sejam altos. Talvez seja um excelente novo canal a ser trabalhado. Tente criar um relacionamento com esses clientes, ofereça cupons de descontos, convite o seu cliente para estar em seus canais. Crie listas exclusivas (premium) através de um QR Code, disponibilize esse QR Code para sua lista.

É importante dizer, que a entrega delivery tem sido uma aliada no combate ao COVID-19, porem é preciso estar preparado, dentro do que se recomenda para que nem o entregador, nem o cliente corra riscos.

Enfim, essas foram alguma das dicas que separados e achamos importante compartilhar nesse momento.

Caso você já seja um cliente Dinâmica, estaremos analisando um a um e entendendo como podemos te ajudar. Caso não, procure seu responsável de marketing ou você mesmo pode tentar criar medidas estratégicas, o mais importante aqui é começar a fazer algo. Boa sorte a todos e vamos juntos passar por essa fase. 

 

Aldair Fernando Delize,
Gestor – Dinâmica Agência Digital

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