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TURBINE

Confira nossas dicas
de como criar uma estratégia
de marketing digital.

01 - Comece pela Pesquisa

- Situação atual. Onde estou? 

A pesquisa é importante para empresas que aplicam o marketing digital e tradicional, pois permite conhecer não só o público-alvo, mas as diversas variáveis que impactam o negócio da empresa. Com as perguntas certas é possível identificar oportunidades valiosas e também ameaças ao negócio.

- Faça Benchmarking com seus concorrentes

Não importa se você está começando do zero ou otimizando uma estratégia de conteúdo: conhecer, entender e acompanhar o que os seus concorrentes fazem é essencial para tomar decisões que realmente entreguem resultados para sua empresa.

02 - Planejamento

- Criar objetivo. Para onde quero ir?

Que fique claro! O marketing digital é muito mais do que uma marca ativa nas redes sociais. O marketing digital é uma poderosa ferramenta que pode e deve ser utilizada de maneira integrada, com base em objetivos, muito planejamento e a escolha das mídias certas para cada tipo de negócio.

- Criar Personas

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de marketing digital.

- Linha Editorial/Calendário

Conteúdo é, de fato, muito importante e você precisa começar o quanto antes a se firmar como autoridade nos assuntos que são de seu interesse. Mas, antes de qualquer outra coisa, é necessário definir qual linha editorial você vai seguir.

Mas para obter resultados na rotina de produção de Conteúdos, você precisa investir em estratégias integradas de longo prazo, atraindo, convertendo e retendo clientes. E é efetivamente aí que o Calendário entra.

- Definir Verba

Não adianta pedir para o seu pessoal do financeiro preparar um orçamento de marketing, pois eles simplesmente não sabem como esse dinheiro vai ser utilizado. Para determinar o orçamento de marketing para um ano, é preciso levar em consideração a meta que o setor pretende alcançar no período.

Quando existe um orçamento, você consegue comparar o planejado com o real, determinando se os gastos estão dentro do que havia sido previsto e autorizado no começo do período.

- Planejamento de campanhas

Quando falamos em planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais não estamos falando de imediato em ferramentas tecnológicas e sim, em um primeiro momento, de um planejamento estratégico das ações, sem o qual se torna impossível extrair o máximo, não só das ferramentas, mas também dos recursos alocados para estas ações.

03 - Produzir

- Conteúdo de acordo com Linha Editorial

Você deve ter uma linha definida de conteúdo, que leve seu cliente por um caminho até uma ação definida: uma call-to-action (uma chamada para ação). Em outras palavras, você vai interagir com a pessoa até que isso resulte em uma venda. Ter uma boa linha editorial resultará em maior nível de consciência e estreitará os laços com seu consumidor.

- Criar campanhas nas redes sociais

Ao pensar em campanha de marketing você deve pensar diretamente também em estratégia comercial. Marketing e vendas andam juntos e ter um planejamento bem consolidado para as ações de marketing com foco em vendas é um requisito básico para ter resultados.

- Criar campanha no Google

A criação de uma campanha no Google Adwords envolve muitas ações que são extremamente importantes, uma delas é analisar a concorrência do seu negócio ou do seu cliente.

- Criar site

Uma empresa que pretende atingir seus objetivos, precisa ter um site. O pior erro que você pode cometer no inicio do seu Marketing Digital é achar que as redes sociais substituem o site. Eles são complementares! O correto a ser feito, é chamar atenção pelas redes sociais. Mas o conteúdo organizados, com os gatilhos corretos de forma ordenada, você consegue somente com um site/landing page. Sem falar que o único canal realmente seu, é um site! Pense nas redes sociais como um ponto comercial alugado. Cedo ou tarde seu senhoril pode deixar muito caro o aluguel inviabilizando o seu negócio pelo custo, ou mesmo esse "ponto" pode deixar de ser frequentado. Imagine uma avenida que antes recebia milhares de pessoas por dia, agora porque um mega shopping abriu trazendo muito mais escolhas e comodidade para o cliente, essa avenida teve uma queda drástica no seu movimento. Isso pode acontecer com as redes sociais. 

04 - Publicação

- Gerenciar posts

Manter as redes sociais atualizadas e em movimento é extremamente importante para que sua empresa possa alcançar cadas vez mais pessoas. Além disso, é uma forma de ter manter um contato mais próximo com seus clientes e seguidores, e aumentar o seu engajamento.

- Gerenciar campanhas

A falta de tempo, quase sempre impossibilita o dono de empresa a atualizar os múltiplos perfis. Se esse for o seu caso, recomendamos que use ferramentas de gerenciamento e agendamento de posts nas redes sociais.

05 - Monitorar

- Monitorar posts

- Monitorar comentários

Há uma grande quantidade de ferramentas maravilhosas de mídia social por aí. Entre elas, estão as criadas especificamente para ajudá-lo a acompanhar conversas relevantes nas mídias sociais – ferramentas de monitoramento de redes sociais.

- Gerenciamento de crise

Todo o trabalho de construção do conceito da marca pode ir por água abaixo de um momento para o outro se uma crise nas mídias sociais não tiver a condução adequada e o acompanhamento necessário.

Ter uma resposta positiva das ações nas mídias sociais não passa de obrigação de um bom gestor de mídias sociais. O difícil mesmo é lidar com as diferenças e insatisfações.

06 - Relatórios

- Analise de relatório

Mas como exatamente sua empresa demonstra o impacto no meio digital? Medindo e comunicando consistentemente os resultados de seus esforços em um relatório de marketing digital. Existe um termo que utilizamos muito no digital, KPI. Pesquise sobre isso e entenda quais KPI você pode implementar no seu negócio ;-)

07 - Precisão

- Recriar posicionamento de acordo com relatório

- Recriar campanhas de acordo com relatório

O conceito base de todo o posicionamento de marketing é tentar mostrar ao seu público-alvo, qual a diferença entre você e os seus concorrentes, sem a necessidade de citá-los. Somente através de análises é possível definir novas estratégias para realizar melhorias nas campanhas. Um termo que aprendemos aqui na agência é: Erre rápido para acertar rápido. Eu sei que parece meio drástico dizer isso, mas por mais que planejamos e tentamos entender nossa persona, você só terá real noção do seu público quando analisar os relatórios. Certamente neles terão informações que você nem estava imaginando.

Agora é com você! Lembre-se, você fazer um marketing digital da sua marca de forma estratégica, passo a passo, entendendo que existem resultados de curto, médio e longo prazo, é essencial para seu sucesso. E se precisar da gente, pode contar conosco, estamos aqui para te ajudar! ;-)

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